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sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bolo Diet X Bolo light



Você sabe o que anda comendo ? Sabe a diferença entre um bolo diet e um bolo light ? Aqui no blog Bolos Caseiros by Okasan você encontrará a resposta para essas e outras perguntas. 



Quanto tempo se leva para finalizar um projeto desses ?
Leva-se o tempo que for necessário, diz Okasan. Através de constantes estudos e pesquisas o grupo Bolos Caseiros by Okasan vem realizando testes experimentais para oferecer o melhor para os seus clientes.

Estamos num período de adaptação para cumprir as regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que além de fiscalizar vários setores, também orienta sobre o procedimento correto para a produção de alimentos diet e light”. Grupo Bolos Caseiros by Okasan.

Conheça todos os detalhes no Manual do Consumidor - ANVISA

Segundo o INMETRO, o termo Diet pode, opcionalmente, ser utilizado em alimentos produzidos para indivíduos com exigências físicas e/ou que sofrem de doenças específicas como, por exemplo, Diabetes. Nesses casos podem ser incluídos - alimentos indicados para as dietas com restrição dos nutrientes: carboidrato, gordura, proteínas e sódio – alimentos exclusivamente empregados para controle de peso – alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcar.

O termo Light, por sua vez, pode, opcionalmente, ser utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico e os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.

Portanto, com a retirada ou redução de algum nutriente, o alimento pode apresentar uma diminuição de calorias, e o consumidor que deseja emagrecer deve estar atento à tabela nutricional, que é obrigatória para estes produtos, e verificar se esta redução é significativa e justifica a substituição do alimento convencional pelo diet ou light, que costumam ser mais caros que os convencionais.

O consumidor deve ficar atento também para os alimentos que são considerados Light, pois, além da redução de, pelo menos, 25% do nutriente, esta redução deve significar, no mínimo, uma quantidade absoluta do mesmo. No caso de alimento sólido, por exemplo, no que se refere ao valor calórico, que é o caso mais comum, o valor total da redução deve ser, no mínimo, de 40 calorias para cada 100g de alimento e para os líquidos esse valor deve ser, no mínimo, de 20 calorias para cada 100ml.

É importante que fique claro que nem todos os produtos denominados como diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Um exemplo clássico é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo ao do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas pois é isento (restrito) em açúcar, mas não para as pessoas que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura, o que faz com que seu valor calórico se aproxime ao do chocolate normal.



Pesquisa de Marco A Okuma para o blog de 
Bolos Caseiros by Okasan
maosecrets2012@gmail.com







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