Menu Horizontal

sábado, 29 de março de 2014

Curiosidade sobre farinhas

Nessa matéria, o blog Bolos Caseiros by Okasan vai apresentar algumas curiosidades sobre as farinhas que são utilizadas na confecçção dos bolos caseiros.

A farinha é um pó desidratado rico em amido, utilizado na alimentação, produto obtido geralmente de cereais moídos, como trigo ou de outras partes vegetais ricas em amido, como a raíz da mandioca. Podem existir farinhas de diferentes cereais. A mais habitual é a farinha de trigo, elemento imprescindível para a elaboração de vários alimentos, entre eles, o pão, macarrão e na confecção de bolos. 

 
Farinha de Trigo



As farinhas de trigo aqui no Brasil são classificadas em:

  • Farinha integral – proveniente da moagem do grão de trigo inteiro. É utilizada no preparo de pães integrais, com alto teor de fibras.
  • Farinha Especial – apresenta uma quantidade de glúten (proteínas do trigo) que a torna ideal para ser utilizada no preparo dos diversos pães que conhecemos;
  • Semolina – apresenta um teor de glúten superior, sendo utilizada no preparo de macarrão e outras massas;
  • Farinha Comum – apresenta um teor de glúten menor, sendo utilizada no preparo de bolos, doces, pães e outros alimentos.

Fubá (farinha de milho)

O fubá foi introduzido no Brasil pelos portugueses, mas passou a ser utilizado mais intensamente no século XVIII por tropeiros, muitas vezes substituindo a farinha de mandioca.




Fubá (do quimbundo fuba, “farinha”) é a farinha fina feita com milho ou arroz moído muito empregada na culinária. Na sua versão de farinha de milho, é muito utilizado para fazer bolos, sendo o bolo de fubá um alimento típico de festas juninas no Brasil. 

Aqui, o grupo Bolos Caseiros by Okasan vai oferecer o "Bolo de Fubá" não apenas nesse período, mas o ano inteiro. Também é interessante dizer que as propriedades nutritivas do milho possuem uma capacidade benéfica para recompor as energias do dia-a-dia. Não é a toa que algumas empresas americanas, substituiram o pão pelo bolo de fubá no café da manhã de seus funcionários.

 

Fonte: Wikipédia, Google imagens. 


Pesquisa de Marco A Okuma para o blog de 
Bolos Caseiros by Okasan
maosecrets2012@gmail.com






Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui ! A sua opinião é muito importante para nós !
Mas lembre-se: Gentileza gera gentileza !
Serão excluídos sem aviso prévio as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.